Governo Provincial de Malanje
Sociedade

Governo reitera maior empenho na protecção à criança


Sob o lema ‘’Com o espírito de paz e amor festejemos o Natal da Criança’’, o evento reuniu cerca de 500 crianças dos municípios de Malanje e Kalandula que em representação das crianças de todo o país aproveitaram a ocasião para pedir maior atenção dos adultos, mais escolas, espaços de lazer e proteção contra a violência.



Na ocasião, o Governador Provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos  ‘’Kwata Kanawa’’, ressaltou a necessidade de proporcionar momentos como estes não só no período natalino, mas também durante o ano todo. Kwata Kanawa garantiu que o Governo Provincial de Malanje continuará a envidar esforços para garantir que as crianças tenham acesso a escola de formas a que no futuro sejam elas a cuidar daqueles que hoje são adultos.



Por seu turno a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória Francisco Correia da Conceição  que na ocasião lembrou que as famílias, a sociedade e o estado devem em estreita colaboração assegurar a proteção da criança contra todas as formas de abandono, discriminação opressão e exercício abusivo da autoridade, por se tratarem de garantias consagradas na constituição da República de Angola de modo a prevalecer o superior interesse como forma de garantir o seu pleno desenvolvimento físico, psíquico, emocional, cultural e patriótico.



Participaram do evento o Secretário de Estado da Saúde José Manuel Vieira Dias, a Secretária de Estado da Acção Social Ruth Mixinje e representantes de instituições parceiras do Governo Angolano no quadro da proteção à criança.