malanje.gov.ao

A província de Malanje,  situada no planalto norte de Angola,  tem uma extensão   de 97.602 Km2 e uma população de cerca de 986.363 habitantes, segundo censo de 2014.
É constituída por 14 municípios, nomeadamente  Cacuso, Cahombo, Calandula, Cambundi-Catembo, Cangandala, Kiwaba Nzoji, Kunda-Dya-Baze, Luquembo, Malanje, Marimba, Massango, Mucari, Quela e Quirima.
Malanje é limitada a norte pela província do Uíge e pela República Democrática do Congo, a sul pela província do Bié, a leste pelas  províncias da Lunda Norte e Lunda Sul, a oeste pelas províncias do Cuanza Norte e Cuanza Sul, respectivamente.

Indicadores da Província

Dados oficiais de Angola

População
986.363
Área
97.602 km2
malanje O Governador Provincial

Marcos Alexandre Nhunga


Veja a Biografia completa Titulares do Governo Provincial
malanje Entidades de Tutela



Mediateca Rei Ngola Kiluanji tem as suas portas abertas ao público.
Foi inaugurada hoje, dia 26 de Janeiro de 2022, a Mediateca de Malanje, baptizada com o nome "Mediateca Rei Ngola Kiluanji”.
A infra-estrutura faz parte do programa do executivo, que consiste na construção de uma Mediateca em cada província do país, iniciado em 2012, que visa dotar o país de um conjunto de infra-estruturas utilizando os mais variados meios de difusão do conhecimento e aprendizagem existente, colocando ao dispor das populações o acesso facilitado à informação e ao conhecimento gerado a nível global.
A URNM tem por missão o desenvolvimento de actividades de formação académica e profissional de alto nível, da investigação científica e da extensão Universitária, em todas as áreas do saber.
A URNM norteia-se pelos valores que sustentam a visão estratégica e que devem estar presentes em todos os seus programas e actividades, e que procura um sentido de estar para o Trabalho, a Responsabilidade, o Respeito, a Liberdade e a Transparência. 
O sistema de abastecimento de água (SAA) é um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população, beneficiando os indivíduos que a compõe.
EASM-EP é a responsável pelo abastecimento de água da província de Malanje, com profissionais excepcionais e comprometidos com as suas atividades, fazendo assim a água chegar as casas da população.
malanje projectos estruturantes

Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.

A energia eléctrica, gerada pelas barragens de Laúca e Capanda, vai chegar ainda este ano ao município de Cangandala, na província de Malanje.
Serão feitas cerca de quatro mil e quinhentas ligações domiciliares e iluminação pública, sendo quatro mil para a cidade de Malanje, o que vai permitir cobrir três bairros da cidade de Malanje, além da expansão ao município de Cangandala. Enquadrado no projecto do Executivo angolano, a empreitada visa melhorar as condições de vida das populações e consequentemente a atracção de potenciais investidores.
A Casa da Juventude de Malanje está ser erguida na nova urbanização de Catepa, junto à Estrada Nacional 140, terá seis edifícios, entre os quais uma área para alojamento, balneário e refeitório, cujas obras estão a cargo da empreiteira chinesa CAMC.
A infraestrutura vai ocupar uma área de, aproximadamente, cinco mil metros quadrados e terá ainda, entre outros compartimentos, um auditório com a capacidade para albergar 60 pessoas, biblioteca e salas de formação.                                                                           
As obras do Desassoreamento do rio Malanje visa restabelecer as condições de escoamento adequadas ao caudal do rio Malanje, para que seja prevenida e controlada as cheias provocadas pelas elevadas precipitações pluviais, melhorando dessa forma a qualidade de vida das populações dos bairros limítrofes ao rio Malanje.
Os trabalhos de desassoreamento do leito do rio vão, igualmente, contemplar obras de drenagem pluvial nas margens, reparação e beneficiação da comporta.
A Centralidade de Malanje está ser construída no  bairro Carreira de Tiro II, contempla, numa primeira fase, 212 apartamentos de tipologia, 12 lojas e postos de saúde.





Galeria de Vídeos

Publicações Especiais ver todas

Indicadores da eficácia do sector

Resultados do estudo que mede a eficácia do sector

12/07/2010

Legislação Vigente ver todas

Decreto Legislativo Presidencial nº 07

Estatuto Orgânico do Governo Provincial de Malanje

17/06/2003

Galeria de Fotos

Governo Provincial de Malanje atribuições

1 - Na prossecução da sua missão, são atribuições do malanje:

- Definir e promover a execução das políticas relativas à missão do Governo Provincial;


Saiba mais
malanje Notícias


Destaques

São as segundas maiores e mais espectaculares quedas de água de África, superadas apenas pelas de Vitória, localizadas no rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe.
Situadas no município de Kalandula, em Malanje – daí o seu nome – as Quedas medem 410 metros de extensão, 105 de altura, distam 80 quilómetros da cidade de Malanje e 420 de Luanda.

Saiba mais

Inscreva-se para actualizações do malanje

Siga o malanje nas redes sociais

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento do Governo Provincial